Great Gulf Group, Dream e Westdale Properties revelaram renderizações da mais recente arquitetura de Frank Gehry em Toronto, Canadá. Projetado para deixar uma marca no horizonte da cidade, Forma, a primeira torre residencial do arquiteto no Canadá, e seu edifício mais alto, tem 73 andares e apresenta um lobby cuidadosamente projetado por Gehry, juntamente com uma impressionante instalação de arte personalizada que reflete sua abordagem visionária, bem como interiores do estúdio de design internacional Paolo Ferrari.
O design da Forma irá definir o espaço urbano ao longo da King Street e Duncan Street em Toronto, criando um novo dinamismo visual e movimento no horizonte. A relação entre os edifícios circundantes, bem como o vazio entre as torres, muda à medida que os observadores se deslocam pelo local, criando um efeito que é amplificado pela seleção de materiais e geometrias da fachada. A fluidez visual resultante fica ainda mais dinâmica ao longo do dia devido ao reflexo do sol no metal.
Como o arquiteto nasceu em Toronto, era importante que o projeto da Forma homenageasse alguns dos edifícios que foram importantes para seu crescimento, como o Old City Hall, onde a definição arquitetônica e a textura do arenito ajudaram a estabelecer um ar de seriedade. Isso inspirou o desenho da fachada e do lobby, inspirado no Group of Seven e nos laços entre a paisagem natural e a identidade do Canadá.
Sou tradicionalista de Toronto, porque me lembro do Osgoode Hall, da University Avenue, dos edifícios do Parlamento e do Royal York Hotel. Há um sentimento de Toronto que eu tive quando criança, e eu queria que isso estivesse no DNA do nosso design. Cada cidade do mundo tem a sua própria luz e a luz é modificada pelos edifícios da cidade. Eu queria que este edifício capturasse a essência de Toronto. Não é como em qualquer outro lugar. A luz é diferente. O patrimônio é diferente. É um lugar diferente. Espero que isso seja o que as pessoas vejam quando olham para cima. – Frank Gehry, Gehry Partners LLP
A seleção de materiais do lobby da torre leste oferece um contraponto ao aço inoxidável da torre com móveis e detalhes em madeira curva, complementados com revestimento de calcário nas paredes e pisos. O teto é dominado por uma instalação escultural com motivos de folhas de ácer, projetada pela equipe de design de Gehry, que pode ser vista da rua. Seguindo o mesmo vocabulário da fachada, dosséis alternados de aço inoxidável e vidro envolvem os cantos de ambas as torres no nível da rua, maximizando o espaço público e dando cobertura a potenciais futuros inquilinos comerciais.
Os espaços internos restantes foram projetados pelo Studio Paolo Ferrari, que entregou projetos que serviram como uma metáfora para a cidade. Os interiores equilibram espaços exuberantes com outros serenos. Áreas com comodidades em toda a torre destacam a importância de uma abordagem centrada no usuário, refletindo como os futuros moradores viverão e usarão os espaços. Ao invés de concentrar as comodidades em uma área do edifício, os espaços foram agrupados por tema e estrategicamente localizados em toda a sua extensão, proporcionando espaços mais íntimos e acessíveis. As comodidades de hospitalidade e entretenimento estão agrupadas na Grand Suite no 73º andar, aproveitando as vistas panorâmicas. A Grand Suite apresenta uma cozinha de chef, salas de entretenimento interligadas e um teatro intimista.
O Creator's Club apresenta um espaço de coworking multifuncional, que pode alternar entre de espaços privados e áreas mais abertas. Um Maker’s Studio adjacente oferece espaço para tarefas práticas, artesanato e hobbies, enquanto o estúdio de gravação à prova de som permite que criadores de conteúdo gravem podcasts ou trabalhem em vídeos de mídia social e outras criações. O Health and Wellness Retreat apresenta um spa, uma jacuzzi e uma sauna, que complementam uma academia acolhedora e animada, completa com os equipamentos mais recentes, incluindo uma sala de spin dedicada.